Os entraves no acesso dos indígenas ao Ensino Superior
Resumo
O presente trabalho visa demonstrar as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas frente à entrada no ensino superior, bem como a documentação necessária, analisando a sua eficácia às vagas destinadas a tais povos, uma vez que estes enfrentaram e continuam enfrentando diversas dificuldades, tanto na esfera social, como cultural, ao passo que tiveram suas identidades suprimidas no intuito de se estabelecer certa supremacia “branca”/”civilizada”. O tema se justifica pela importância em tratar de um assunto onde são direcionados poucos olhares, quando exige-se maior atenção diante da necessidade da igualdade e do caráter humanitário. A partir da pesquisa realizada percebe-se a existência de lacuna no que tange a como assegurar efetivamente o direito ao ingresso desses estudantes por meio das vagas a eles destinadas, bem como na permanência destes durante a graduação. O presente artigo terá sua pesquisa realizada utilizando-se da abordagem qualitativa, buscando demonstrar e interpretar o conflito existente no acesso dos indígenas ao ensino superior, fazendo uma análise do instrumento do autorreconhecimento para a aplicação do sistema de cotas. Para tanto, utilizar-se-á de pesquisa bibliográfica acerca das questões levantadas a respeito do tema, a qual será feita por meio de livros, artigos científicos e legislações específicas. Assim, a abordagem do tema revela-se de suma importância para, não só o desenvolvimento pessoal e profissional dos povos indígenas, que buscam igualdade e melhores condições de vida para suas comunidades, como também da sociedade em geral, uma vez que a troca de experiências e conhecimentos repassados são emanados de ambos os lados.