Os Desafios da Educação Inclusiva em Rede Regular de Ensino
Inaplicabilidade da Lei e o desserviço do Estado
Palavras-chave:
Inclusão, Integralização, Segregação, Acessibilidade, AplicabilidadeResumo
O presente artigo científico pretende avaliar se há a efetividade da inclusão de pessoas com deficiência em rede regular de ensino e os óbices para a inaplicabilidade da lei prevista. Buscou-se identificar o conceito do método inclusivista, objetivando clareza de interpretação para analisar se de fato o método é utilizado corretamente a partir dos seus paradigmas. Demonstra a importância da defesa do direito à educação das pessoas com deficiência, de forma inclusiva, pela conscientização nacional expressa na Constituição Federal, mediante acordos no âmbito internacional. Foi averiguada a inaplicabilidade das leis e o desserviço do Estado, através de análises de casos concretos relacionados à educação brasileira, para tanto, foram utilizados documentos em sites oficiais e referências bibliográficas, por meio de obras englobando o assunto, que sustentam os desafios da inclusão em escola regular.